Prefeito de Itabuna discute com bancada federal a implantação da UFESBA
O prefeito Claudevane Leite e o secretário de Planejamento, Wenceslau Júnior, participaram em Brasília de uma reunião das lideranças políticas de municípios do Sul, Extremo sul e Oeste com a bancada da Bahia no Congresso Nacional para tratar da expansão das universidades federais no interior do estado, com a participação do presidente do Instituto Nacional de Educação Profissional (INEP) e representante do MEC, Luiz Cláudio Costa, do secretário estadual da Bahia Osvaldo Barreto; da reitora da Universidade Federal da Bahia, Dora Leal Rosa, e do coordenador da UFESBA, Naomar Almeida.
A reunião, iniciativa do deputado federal Daniel Almeida, coordenador da Bancada na Câmara, serviu de oportunidade para o Ministério da Educação apresentar o andamento de cada um dos projetos. Segundo o representante do MEC, os processos estão caminhando a passos largos. A previsão é de que todas as unidades comecem a funcionar até 2015.
Um dos projetos mais adiantados é o da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA), prevista para iniciar as aulas no ano quem vem. “A prefeitura já conseguiu um espaço temporário para a reitoria, e ainda este semestre vamos oferecer o terreno para construção permanente do campus. Criar as condições para agilizar a implantação da universidade é uma prioridade do nosso governo", ressaltou o prefeito Claudevane Leite, um dos maiores entusiastas do projeto.
"Sou um apaixonado pelo projeto pedagógico da UFESBA, a chegada dessa universidade federal vai ser um marco na história de Itabuna e região, por sua importância para o desenvolvimento social, cultural e econômico, não só de Itabuna, mas de todos os municípios do Sul e Extremo-Sul", avalia o prefeito.
O secretário Wenceslau Júnior - que é o coordenador da comissão municipal de acompanhamento do processo de implantação da universidade - destacou que os parlamentares baianos estão empenhados em garantir que o projeto de lei seja aprovado o mais rápido possível, para viabilizar o funcionamento da universidade federal em Itabuna no ano que vem.
"A administração municipal está fazendo a parte dela. Cumprimos um calendário estabelecido pelo prefeito Claudevane Leite, em consonância com a comissão da UFESBA, já lançamos o edital de chamamento público para aquisição do terreno para o campus, já temos o imóvel para a reitoria provisória e dentro de alguns dias o prefeito vai anunciar o local onde funcionará o Instituto de Humanidades. Estamos dando passos largos rumo à concretização de um sonho", disse Wenceslau.